RasPress

Nada Mais Que A Verdade

A primeira edição da Marcha Transmasculina de São Paulo

A primeira edição da Marcha Transmasculina de São Paulo

Ocorreu neste domingo, dia 3 de março, na Avenida Paulista a Primeira Marcha Transmasculina

A primeira edição da Marcha Transmasculina de São Paulo ocorreu no último domingo, dia 3 de março, na Avenida Paulista. Esse evento significativo foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – Núcleo São Paulo (Ibrat-SP). O objetivo da marcha foi ampliar o reconhecimento, a visibilidade e o respeito para a comunidade transmasculina.

As transmasculinidades englobam indivíduos transgêneros cujas identidades de gênero são masculinas, mas que podem se considerar homens ou não, como os homens trans. Essa marcha nasceu da urgente necessidade de combater a invisibilidade que resulta em muitas violências.

O Brasil é o país que mais mata travestis no mundo, principalmente negras, e também o país que mais registra suicídios entre pessoas transmasculinas. Portanto, a luta é pelo direito à vida com dignidade.

O Ibrat-SP destaca que 2024 é um ano de eleições municipais e pede que as demandas específicas das transmasculinidades sejam incluídas nas agendas políticas. A marcha busca destacar as experiências, desafios e necessidades únicas enfrentadas pela comunidade transmasculina e reivindicar compromissos dos representantes do povo e dos futuros candidatos que serão eleitos.

O evento concentrou-se no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, com oficinas e ações relacionadas à saúde sexual. Em seguida, os participantes saíram em caminhada até a praça Dom José Gaspar, no centro, onde ocorreram apresentações artísticas e discursos políticos.

Leia também: 27ª Parada do Orgulho LGBT+ reúne multidão em SP: ‘Queremos políticas públicas’ é o tema desta edição

Wagner Vilas / @wfvilas
www.raspress.com.br
NADA MAIS QUE A VERDADE

É Proibido qualquer tipo de reprodução das imagens sem autorização. Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998.